9 de novembro de 2011

Alguém conhece direção defensiva por aqui?


Bem vindo ao caos! É inegável a falta de organização no trânsito de Fortaleza. Não se vê um guarda de trânsito nas ruas e o perigo das coisas que acontecem garantem diversos acidentes por dia.
            Isso não é coisa de sulista que vem pro nordeste e fica falando mal das diferenças culturais. Até mesmo os nativos dizem: “cuidado com o nosso trânsito, ele é muito perigoso!”.
            Os motoristas, tanto de carro quanto de moto, ônibus e caminhão, não respeitam sinalização alguma. Andam na contra mão quando o trânsito está parado, os motoqueiros sobem nas calçadas, não respeitam a diferença entre a pista da esquerda (rápida) e direita, estacionam na rodovia sem sequer esboçar um sinal, param o carro em locais proibidos e muito mais. A buzina parece um hábito por aqui, é só o sinal esverdear que todos colocam a mão. Em contrapartida, ninguém se importa com os carros parados no meio da rodovia atrapalhando o trânsito rápido.
            O pior de tudo isso é que você acaba tomando uma postura parecida, para poder “sobreviver” no trânsito. Então vira uma bola de neve. Para conseguir espaço na mudança de pista ou para entrar em uma rua, você tem que enfiar o carro na frente de outro, ninguém pára gentilmente, faz sinal de luz e te deixa passar!
            Por ser uma cidade grande e pouco planejada, tudo se torna longe. Sou uma pessoa com sérias dificuldades de localização. Me perco com facilidade e não sei voltar. Uso com freqüência a tática “siga o fluxo” que eu mesma inventei. Se me perco e não sei sair do lugar acompanho a direção de maior fluxo de carros até encontrar um local conhecido. Por mais absurdo que pareça, isso já me salvou algumas vezes. Mas por aqui esta técnica é inaplicável, obviamente. Inaplicável e dispensável porque temos a Solange! Bem que Solange poderia ser uma grande amiga que fizemos por aqui e que sabe todas as rotas para chegar onde quisermos, mas não é. Solange foi como batizamos o nosso GPS, pensando na cantora do Avião do Forró, já que aqui é o som mais tocado.
            Tenho que admitir que quando meu afilhado Lucas me disse “Dinda, tu precisa de um GPS”, ele tinha razão. Que maravilha é essa, não!? Em 2 dias frenéticos que sai com o carro de manhã e só voltei no final do dia, atrás de mil coisas para a casa, não me perdi! Isso nunca aconteceu! Está de prova minha amiga Raquel que ia comigo pra Blumenau 1 vez por mês na nossa formação, que eu SEMPRE me perdia!
            O Thiago já é mais orientado, em poucos dias aqui já sabe o caminho para todos os lugares e até ignora as orientações da Solange por saber caminhos melhores. Eu já disse a ele que de tantas vezes que ela diz “recalculando a rota” por ele não seguí-la, uma hora ela vai cantar: “Você não segue a rota, mas eu gosto de você! Você não segue a rota, mas eu gosto de você! Tudo que eu queria era saber por quê! Tudo que eu queria era saber por quê!”

            Fiquei super feliz com esta tecnologia e, sem dúvida quando chegar nosso carro vamos comprar uma Solange para nós!

Um comentário:

  1. e a gente reclama do trânsito de itajaí, que o povo direge mto mal e sem atenção mas depois de ler o q vc está passando por aí acho q nem vou mais reclamar hauhaua saudades miga bjss
    marianne meyer

    ResponderExcluir