2 de janeiro de 2012

Calooooorrr


         Você não sabe exatamente qual o momento certo de colocar seus cachorros no ar condicionado ou deixá-los curtindo a sombra do quintal. Até que seu labrador deita esparramado no chão da cozinha, se estica para alcançar o pote de água, como se fosse um perdido no Saara enxergando um oasis, e toma água ali, deitado mesmo. Aí é a hora de subir e ligar o ar, você tem CERTEZA agora!

A Sara tem exercitado suas posições de...sei la...Yoga Canino, talvez. Ela passa o dia de barriga pra cima, revezando entre o canto da sala de jantar, a despensa e o canto ao lado do fogão. Ela, ao contrário do Eros e de mim, não é fã do ar condicionado e está pegando mais sol do que eu. Aliás, engana-se quem acha que a minha brancura está mais amena. Gente, não há condições biopsicossociais de encarar um banho de sol, acreditem!

         O calor que faz em Fortaleza às 12h em ponto é algo excepcional. Dizem que as cidades do interior possuem a mesma temperatura, mas não a mesma brisa. Mal consigo imaginar como o pessoal consegue fazer suas atividades do dia a dia por lá. Sem dúvida, o que salva a minha pele é que não há um só dia sem que o vento apareça (e o ar condicionado, e o protetor solar...).

         Outra curiosidade, é que chuveiro elétrico aqui é artigo de luxo. Ninguém tem pelo simples fato dele não ter a mesma serventia que tem no sul. Aquecimento a gás então, provoca a mesma reação nos nativos que você perguntar onde vendem estufas por aqui. Desnecessário, ainda bem!
        
Embora um chuveiro com água em temperatura ambiente seja muito bem vindo neste calor, temos nossas estratégias. Um banho logo de manhã cedo (após horas no ar condicionado) ou antes de dormir (quando a temperatura já está mais amena), não é tão simples assim. É preciso se acostumar, como se faz nas praias do sul antes de entrar no mar. Molham-se os pés, com as mãos leva-se a água nas pernas, na barriga (bbbrrrrrrrruuuuuu) e nas costas. Por outro lado, depois de um dia de correria, daqueles que sua roupa está colada em seu corpo e seus cabelos amarrados porque você não suportou a possibilidade deles encostarem em suas costas com toda essa “quentura”, é ótimo. Mas veja bem, como a expressão mesmo diz, a temperatura da água é como a do ambiente. Tente ligar o chuveiro ou a mangueira por voltar das 15h da tarde: a água está mais quente do que se você tivesse um chuveiro elétrico.
        
Ah a piscina do condomínio! Como seria bom tê-la. Mas infelizmente a manutenção não está acontecendo com a periodicidade combinada na reunião. Enquanto isso é bom se contentar com um banho de mangueira (mas não às 15h da tarde! Hihihi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário