12 de dezembro de 2011

Então é Natal!

Como dar um título a este post sem lembrar do CD Natalino da Simone, que este ano não vou escutar (feliz ou infelizmente)?!

     Pra mim o espírito de Natal chega só agora, mas para o comércio outubro já é quaaase natal e você TEM QUE ANTECIPAR AS SUAS COMPRAS. Como se você fosse resistir ao presente escondido no guarda-roupas por 2 meses. Nós, que somos bem brasileiros, compramos os presentes em cima da hora e não resistimos esperar até a noite de Natal com a desculpa de: "Ah, mas é que eu comprei isso pro fulano por usar na noite de natal, como posso dar depois?". 
 
   Enfim, agora que o natal se aproxima mesmo e eu morro de pena do coitado do Papai Noel Brasileiro que passa meses vestido com aquela roupa super quente, dando tchauzinho nas ruas e, com sorte, nos shoppings com ar condicionado. Chego a pensar que o coitado fica meio esquizofrênico, afinal de contas todos ao seu redor estão de biquini tomando um sorvete e ele no meio de toda aquela neve que sai de uma máquina. Fora que talvez existam alguns que nem saibam ao certo qual foi o pedido da criança:

- Olá, querido! Como você foi um bom menino este ano, o Papai Noel vai te dar um presente. Qual você gostaria?

O menino que recebeu anotações na agenda o ano todo e sua mãe está lá com muitos fios de cabelos a menos pela preocupação desses 365 dias que passaram, responde:

- Tipo assim, se tu tivesse conectado no Twitter saberia o que eu quero sem precisar perguntar. Todos meu amigos do Face sabem também. Mas já que tu não curte essas paradas eu falo a real: to afim de um Playstation 500 que fica invisível quando a mãe chega, traz o refrigerante e coloca as roupas dentro da máquina de lavar pra mãe não encher meu saco. Mas tem que ser aquele que tem holograma, pra eu poder me fazer presente nas aulas ao mesmo tempo que estiver em casa dormindo. Tá ligado, Noelzão?

   Honestamente, fiquei muito supresa quando o Thiago chegou com 3 cartinhas de crianças pro Papai Noel, tipo aquelas do Correios. As 3 crianças pediram skate, patins e chuteira! Da prá acreditar? E são crianças de 9 anos, não são tão pequenas, não é mesmo?! Fiquei feliz demais!! Um deles escreveu: "Não tenho muitas palavras pra dizer o que eu quero, mas sim desenhos" e fez vários skates pela folha. Já compramos os presentes e espero que elas gostem.

    Lembro da época em que era criança (que não faz tanto tempo assim, ta!!!!), não sabíamos qual o presente receberíamos. Eu e meu irmão ficávamos na maior expectativa porque, sem dúvida, aquele era o melhor presente do ano, o mais esperado. Claro que a mãe e o pai sempre acertavam o que queríamos, mas nunca foi declarado. Eles nunca perguntavam: "O que tu quer ganhar?", era sempre indiretamente, sem que percebêssemos. Tínhamos que esperar até a troca de presentes na noite de natal, e algumas vezes a mãe colocava os presentes embaixo da árvore antes dessa data. Na promessa de não abrir (e nunca o fizemos) eu e o Gui passávamos horas tentando adivinhar o que estava por dentro daquele embrulho. Os presentes das vós e dos padrinhos também eram uma incógnita, mas sempre certeiros. 

   Dizem, esses tais de psicólogos, que a educação dos nossos filhos é baseadas também nas coisas que vivemos com nossos pais, sejam coisas que queremos ou que não queremos fazer como eles. Quero manter essa surpresa e recompensa que meus pais faziam com a gente. Quero que meu filho não saiba o que vai ganhar, que sinta a alegria da surpresa e a expectativa do momento. Quero manter o momento de oração que a minha Vó Sunta sempre puxa, todos em círculo, de olhos fechados agradecendo pelo ano. A Vó faz isso todo ano, mas eu ainda sou pega de surpresa quando ela complementa: "Fala Silvia, que tu fala umas coisas bonitas!" e eu tenho que me virar nos 30 com as palavras improvisadas. Ah, sem falar do "Saco Surpresa" que pra mim é o ápice da noite. Esse foi instituído pela minha tia Claudete que tem uma criatividade pra colocar cada coisa nesse saco, que ninguém consegue segurar a gargalhada. Disso eu não abro mão também. E o Manjar Branco da Madrinha? Fala sééério!!! Não pode faltar! Fora que o Gui sempre faz umas palhaçadas com os presentes que ganha. 



Isso vai fazer falta nesse próximo Natal...mas estará presente em todos os outros, de um jeito ou de outro!!!!

2 comentários:

  1. É verdade. Depois de anos, sempre dando um jeito, de reunir o maior número de pessoas pro Natal, este ano, por vários motivos (graças a Deus, todos eles positivos - mudança da Silvia e do Thiago, emprego do Felipe) estaremos distantes fisicamente mas, muito próximos em pensamento.
    Caberá ao Menino Jesus fazer essa corrente de pensamentos positivos e energias boas.
    Amo muito essa familia que recebi de presente.
    Deus é muito bom comigo.
    Odete

    ResponderExcluir
  2. Adoro essa época de Natal..e o que me vem a cabeça é mais ou menos isso que vc apresentou aqui: Reunião de gente muito especial, querida e presente: nossa família!
    Sei que estará longe da sua família e amigos nesse ano, mas saiba que estaremos contigo sempre, esteja onde estiver! Nosso pensamento e sentimento estarão aí contigo, como sabemos que vcs tb estarão conosco em seus pensamentos! Que seja ainda mais feliz o Natal cearense com a presença de vcs. Eles tem sorte de terem vcs aí!!
    Um grande beijo pro casal!!
    Je e Japa!

    ResponderExcluir